IFRR está entre os dez institutos federais do País com melhor índice de eficiência acadêmica

Publicado em 9 de Maio de 2024 às 08:14
Autoria
Laura Veras - JORNALISTA

Informação consta na Plataforma Nilo Peçanha, que reúne dados oficiais da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica

Divulgação Estudantes do IFRR

Com o índice de eficiência acadêmica de 66,7%, o Instituto Federal de Roraima (IFRR) está entre as dez instituições de educação profissional, científica e tecnológica com melhor percentual nesse quesito, composto por três variáveis: estudantes formados, evadidos (que perderam o vínculo com a instituição antes de finalizar o curso) e retidos (que permanecem matriculados, mesmo passado o período previsto para conclusão do curso).

Os dados fazem referência ao ano de 2023 e estão disponíveis na Plataforma Nilo Peçanha, que se destina à coleta, tratamento e divulgação de dados oficiais das instituições que compõem a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. O índice conquistado pelo IFRR (66,7%) também supera a média nacional (64,6%).

Esse é um progresso para a instituição, considerando que é o maior índice conquistado desde 2020. Na prática, isso significa que o IFRR tem obtido êxito em termos de estudantes concluintes ou com potencial de conclusão de curso em relação à quantidade total de matriculados. Nos marcadores por unidade de ensino, o Campus Amajari lidera o ranking, com 74,38% de índice de eficiência acadêmica, seguido do Campus Boa Vista Zona Oeste (69,25%), do Campus Boa Vista (67,70%) e do Campus Novo Paraíso (63,33%).

A reitora do IFRR, professora Nilra Jane Filgueira, ressaltou a importância desse resultado para a comunidade acadêmica. “O resultado desse índice reflete o esforço que temos tido nestes últimos anos. O IFRR conquistou o 6.º lugar no ranking, destacando-se entre as 41 instituições avaliadas. Esse feito é motivo de grande orgulho para a nossa comunidade acadêmica. Ele representa não apenas o compromisso e a dedicação de nossos docentes, técnicos administrativos e estudantes, mas também o sucesso das estratégias implementadas para promover um ambiente de ensino-aprendizagem eficaz e de qualidade. Nossos esforços contínuos em busca da excelência acadêmica estão sendo recompensados. Esse resultado nos motiva a persistir na busca por melhorias constantes e a continuar oferecendo uma formação de excelência aos nossos estudantes”, disse.